Dentro do universo de cartões de crédito existem vários nomes relacionados às empresas envolvidas nele: operadora, emissora e bandeira são alguns destes termos. Mas o que são, afinal, as bandeiras do cartão e para quê servem?! Até o fim de 2019, o Brasil tinha 123 milhões de cartões de crédito em uso, e cada um deles tem sua bandeira. Mais do que um logo impresso no seu cartão, a bandeira oferece uma série de benefícios de acordo com a categoria dele, define onde você poderá usá-lo, e operacionaliza transações de compra e venda.
As bandeiras de cartão de crédito são empresas que atuam como intermediárias entre estabelecimentos comerciais e a operadora do cartão em operações de compra e venda, Isso significa que cabe à bandeira desenvolver as tecnologias necessárias para que um cartão seja lido e aceito pelas maquininhas, sites e aplicativos, além de definir regras para o uso do cartão e garantir que o valor pago pelo cliente seja repassado de maneira segura para o estabelecimento.
Embora existam diversas bandeiras de cartão de crédito, as três principais no Brasil são a Mastercard, a Visa e a Elo, Juntas, elas totalizam aproximadamente 110 milhões dos cartões emitidos no país, segundo dados do Banco Central em 2020, Ou seja: essas três bandeiras representam quase 90% do total de cartões em uso no Brasil.
E não é só por aqui. Além de serem amplamente utilizadas pelos brasileiros, as principais bandeiras de cartão também estão presentes em centenas de países e são aceitas em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, Por isso, vale prestar atenção na sua bandeira e conferir onde ela é aceita. A maioria dos estabelecimentos que aceitam pagamento por cartão de crédito permitem pagar com qualquer uma das principais bandeiras, mas é comum ver certas promoções ou lançamentos feitos em parceria com uma bandeira específica.