Por falta de controle financeiro ou planejamento, muitas pessoas acabam consumindo mais do que podem. Assim, quando entram em dívidas, costumam colocar a culpa do seu desequilíbrio financeiro no cartão de crédito. Mas será que ele é tão vilão assim? A resposta é simples: não!
Em boas mãos, o cartão de crédito é uma ótima forma de otimizar as suas finanças pessoais, viabilizar a realização de objetivos e até mesmo fazer o seu dinheiro render melhor. Para fazer do produto o seu melhor amigo, então, você precisa entender como usar bem o seu cartão de crédito, Pensando nisso, o iDinheiro separou 10 passos te ajudar a tomar melhores decisões, evitando juros altos e despesas desnecessárias. Continue lendo!
O extrato detalhado do cartão também pode ser o seu instrumento de controle. Em conjunto, é possível usar uma planilha ou o velho caderninho para realizar o controle financeiro e analisar a qualidade dos seus gastos. De um jeito ou de outro, veja para onde vai seu dinheiro. Assim, é possível tomar as atitudes necessárias para melhorar sua situação financeira.
É recomendável que você faça um bom planejamento financeiro antes de usar o cartão de crédito. Agindo assim, você poderá se programar e saberá quanto pode gastar no cartão de forma a ter dinheiro para pagar o valor total da fatura na data do vencimento. Além disso, também evitará usos desnecessários do cartão, como os famosos itens supérfluos e compras emocionais.